News

MASTER MARINE CONQUISTA ISO 9001

04/07/2018

Excelência. Esta é a palavra-chave que levou a Master Marine a alcançar em maio de 2018 a ISO 9001:2015, certificação internacional de gestão de qualidade.

O Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a ABNT NBR ISO 9001, é uma norma descritiva que tem por objetivo atender de forma consistente os requisitos de seus clientes, com base nos sete Princípios da Qualidade: Foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, tomada de decisões com base em evidências, melhorias e gestão do relacionamento, com o olhar na filosofia da melhoria contínua, através da prática da utilização do método de controle pelo ciclo do PDCA.

Segundo o assessor da Master Marine Ulysses Moreira, o processo de estruturação do Sistema de Gestão da Qualidade na empresa durou 12 meses e incluiu desde a estruturação do sistema, treinamento, até auditoria externa pela Certificadora Internacional.

Ulysses adianta que em março de 2019 a Master Marine será submetida à primeira Auditoria de Manutenção para avaliar o avanço do nível de amadurecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. "É bom destacar que esta certificação é um pré-requisito de negócio. Ela demonstra para o cliente que a empresa tem um sistema de rastreabilidade, gestão de seus processos, capacidade de identificar os problemas oriundos dos processos e apresentar soluções, saber fazer um planejamento anual com base em análise de riscos e monitoramento de seus indicadores. Além disso, abre suas portas para ser avaliada por uma entidade internacional que apontará as oportunidades de melhorias na gestão", explica o assessor da Master Marine.

POR QUE ISO 9001?

Embora haja outras normas voltadas para áreas específicas, como gestão ambiental, saúde ocupacional e segurança dos alimentos, a ISO 9001 tem sido a mais utilizada pelas empresas porque, além de responder pela gestão de qualidade, serve como base para aperfeiçoar os processos internos.

"Todos ganham com essa conquista, pois, ao trabalharmos nos últimos meses para atingir as metas que demonstram nossa capacidade de eficiência, elevamos a qualidade na entrega de produtos e serviços", avalia Flávio Pierotti, diretor de Operações da Master Marine.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A ISO - International Organization for Standardization - foi fundada há aproximadamente 70 anos na Suíça, como objetivo de criar normas que fossem padrões para organizações de todos os países.

Mais de um milhão de empresas espalhadas pelo mundo já foram certificadas na ISO 9001, que teve a sua 5ª versão publicada em 2015. No Brasil, a norma é conhecida como NBR ISO 9001 e o número de empresas com certificados válidos é de aproximadamente 14 mil.


source: Ascom - Master Marine